terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mini Maternal




Miguel começou ontem a sua adaptação ao mini maternal. Sabia que esse dia estava chegando, acho até que as tias enrolaram o quanto puderam para que ele ficasse o máximo possível no berçário, mas não tem jeito: meu filho cresceu e precisa estar com crianças da idade dele para desenvolver-se ainda mais.

A decisão de deixar o filho em uma creche é das mais difíceis. Não trata-se só de visitar os locais e escolher o que você acha que é mais apropriado para seu bebê. Trata-se, principalmente, do desapego logo de início do seu bebê, trata-se de colocar seu bebê nas mãos de outras pessoas durante horas ou, no meu caso, o dia inteiro. Trata-se de entregá-lo ao mundo pela primeira vez.

Eu sabia que não tinha escolha e, no fundo do meu coração, acredito que tenha feito o melhor pro Miguel quando optei pela creche e não por ter uma babá. Avaliando todos os prós e contras de um e de outro, minha listinha de prós para creche ficou bem mais longa. Só que me lembro como se fosse hoje quando chegou o domingo anterior ao dia de voltar ao trabalho... Na segunda não só eu recomeçaria minha "vida normal" assim como deixaria meu bebê de 4 meses o dia inteiro com a Tia Fátima e a Tia Sandra. Lembro de ter ido pro quarto dele, lá pelas oito da noite, o quartinho escuro, só a luz da luminária de canto e ele no meu colo pra termos uma conversa. Uma das muitas conversas que já tive com meu filho. Mesmo que digam que sou louca: sim, eu converso com ele desde que era recém nascido, mesmo que ele ficasse só me olhando. E naquela noite eu disse a ele que o dia seguinte seria um dia diferente, que ele não ficaria o dia inteiro comigo, que eu precisava voltar ao trabalho pra me sentir bem e pra poder dar a ele um mundo mais amplo de opções na vida linda que eu gostaria de proporcionar a ele. Falei pra ele, entre muitas e muitas lágrimas, que sentiria muita saudade, mas que ele seria muito bem cuidado, que faria amiguinhos, que aprenderia coisas novas e que, ao final de todos os dias, eu estaria lá para buscá-lo e levá-lo para nossa casa, cheia de alegria por revê-lo. Nossa, não foi fácil. Aliás, foi bem mais difícil que eu pensei que seria.

É claro que sei o quanto meu filho é encantador. É dessas crianças carinhosas demais... Não raro, de repente, sai correndo e se joga em cima de você naquele abraço apertado e tasca aquele beijo babado na sua bochecha, assim, sem avisar. É gaiato, tem riso frouxo e joga beijinhos indiscriminadamente. É difícil não cair de amores por um menino assim... Tá bom, tá bom, é meu filho... Mas não estou mentindo. Por isso, é fácil se apaixonar por esse moleque sedutor que responde pelo nome de Miguel e que saiu aqui, de dentro de mim.

De qualquer jeito, cativante ou não, quando a gente deixa na creche uma criança da idade que o Miguel tem hoje, 1 ano e meio, acredito ser menos ruim, apesar de a adaptação ser mais difícil, no sentido de que, de uma forma ou de outra, a criança já sabe se expressar de algum modo. Não é o caso do Miguel, mas muitas crianças já falam com essa idade várias coisas e isso dá uma segurança para os pais de que se houver algo de errado, a criança vai dar algum sinal. Com 4 meses, idade em que deixei meu filho aos cuidados desses anjos que respondem pelo nome de Fátima e Sandra, só muita confiança de que tudo vai dar certo e de que fez a opção correta.

Por tudo isso, quero deixar registrado minha profunda gratidão a essas mulheres que receberam meu filho sempre com um sorriso, desde que ele era apenas um bebezinho indefeso e não esse bebezão que é hoje, forte e grande. À Sandra e à Fátima devo muito. E sempre terei em meu coração um espaço pra essas duas que embalaram o sono do Miguel desde cedo, trocaram sua fralda, cuidaram dele até mesmo quando teve febre, chamaram minha atenção para o fato de que estavam nascendo dentinhos, viram o Miguel engatinhar antes de mim, observaram ele falar "água" pela primeira vez, deram a ele os primeiros alimentos sólidos e puderam observar cada reação, cada carinha, cada careta. Do Miguel elas sabem tanto quanto eu: sabem quando está com fome, quando está com a fralda suja, quando está com sono, quando quer a chupeta. Ciúme? Não, deixo claro que nunca senti. Sinto muita gratidão, isso sim. Agradeço demais a Deus por ter colocado essas duas pessoas lindas na vida do meu filho que já posso considerar um sortudo. O Miguel é apaixonado por elas!! Sei que a recíproca é verdadeira e vejo, na cara delas, o quanto está sendo difícil a separação. A adaptação ao mini maternal será muito importante, não só pro Miguel, acreditem, mas pra Sandra e pra Fátima também.

Sei que meu filho será muito bem recebido pelas tias do mini maternal, sei que terão muito carinho com ele. Mas, é preciso entender que o primeiro amor a gente nunca esquece. E, nesse ponto, a creche que escolhi foi muito feliz no momento em que designou essas mulheres para cuidar dos pequeninos, para receberem nossos bebês miudinhos. Posso afirmar que, depois de mim, é claro, porque mãe é mãe e ocupa lugar de destaque para sempre, a Sandra e a Fátima são o primeiro amor do Miguel.

Acalenta o coração saber que elas estarão logo alí, no andar de cima, esperando o Miguel de braços abertos todas as vezes que formos até lá pra matar a saudade, delas e dele. Sempre com aquele sorriso aberto... Aliás, quando penso em anjos sempre os imagino assim: com olhar receptivo e um sorriso muito aberto, muito sincero, do jeitinho que a Sandra e a Fátima têm.

4 comentários:

  1. Paulaaaaa, MIguel vai arrasar no maternal! vai ser o melhor aluno e só vai tirar 10! rs Que as tias dele morram de ciúmes mas aqui eu deixo beijo pra só uma menina! você! :*

    ResponderExcluir
  2. Ah, que Fofo... Miguel cresceu e a mãe dele também. Aliás, de quem será que ele puxou o sorrisão frouxo e o jeitinho gaiato? :-)

    ResponderExcluir
  3. Malu, ele é doidinho como eu... kkkkkkkkkk Dizem que crescer dói. Acho que dói um pouquinho mesmo... Um beijo enorme pra vc!!

    ResponderExcluir
  4. kkkkk Ah, Luis... Só vai tirar 10 no mini maternal foi o melhor!!!

    Você tem que conhecer seu sobrinho. É uma figura!!

    ResponderExcluir