sábado, 19 de maio de 2012

Irmão

Não sei se toda criança passa pela época em que pede irmãos aos pais. Eu não vivi isso porque a diferença entre mim e minha irmã é de apenas 1 ano e 8 meses, então desde que me entendo por gente tenho a minha irmã ao lado. Não sei o que é existir sem ter uma irmã. Miguel nunca mencionou isso, acho que é muito pequeno ainda pra se ligar nessas coisas e, com sorte, talvez ele nunca venha a questionar o fato de ser filho único. Espero que o convívio constante com as primas seja suficiente pra ele, não o faça desejar ter irmão. 

Há alguns meses, quando ele ainda estava na creche, as tias me relataram que estavam ouvindo a conversa dele com a amiguinha enquanto brincavam. A amiga disse: "Meu papai Mário." E o Miguel rebateu: "Meu papai Hugo." A amiga falou: "Minha mamãe Michele." E Miguel falou: "Minha mamãe Paula." Aí a amiguinha, pra seguir a ordem familiar, disse: "Meu irmão Marinho" E Miguel, que não se faz de rogado e tem resposta pra tudo, disparou: "Meu irmão Dudu e Fafá!!" Quero crer que seja assim que ele enxergue as primas Dudu e Rafa: como irmãs. Eu achei muito bonitinho que ele as considere assim. 

Tenho uma amiga, a Cris, que tem um filho de 6 anos, João, que vem pedindo muito pra ela lhe dar um irmão. Como eu, ela nem pensa nesse assunto, nem considera a possibilidade nem de forma mais remota. Enfim, depois de muito pedir, chorar e argumentar com a mãe, minha amiga, que já havia gasto toda a sua lista de bons motivos pra não ter outro filho, disse ao João que ela não tem mais idade pra ser mãe, já que está com 42 anos. Esse foi um motivo que o filho dela achou mais convincente. João apenas disse pra mãe que ela deveria ter lhe dado um irmão antes, mas, de fato, o argumento da idade foi algo compreensível e que fez sentido pra ele.

Questão encerrada, João não tocou mais no assunto por semanas. Até que uma noite, quando os dois estavam deitados na mesma cama antes de dormir, João se vira pra Cris e pergunta: "Mãe, até que idade uma mulher pode ter filhos?" Pra não dar maiores explicações que entrariam em contradição com o que havia dito ao filho anteriormente, Cris lhe disse que uma mulher poderia ter filhos até os 40. João ficou quieto por uns momentos e depois perguntou: "Quantos anos a tia Paula tem, mãe?" Cris respondeu que tenho 40. Pra surpresa da Cris, João que já estava deitado, sentou-se na cama de supetão e falou: "Mãe, liga agora pra tia Paula e fala pra ela fazer logo um irmão pro Miguel porque ainda dá tempo!"  

Foi aí que a Cris notou o tamanho da importância que o João estava dando pro fato de querer ter irmãos. João considera tão legal ter um irmão que, na impossibilidade dele de ter um, deseja que outra criança, no caso o Miguel, tenha. Nossa, achei muito fofinho quando a Cris me ligou pra contar isso. João nos mostrou o quanto preza o fato de se ter um irmão, tanto que quer pros outros o que não pode mais ter. E eu espero que Miguel nunca queira tanto assim um irmão porque, se quiser, vai ter que lidar com essa frustração. Está aí um assunto encerrado, de verdade, pra mim e pro namorado. 


4 comentários:

  1. Que maturidade.... sempre quisemos dois... vamos ver quando o segundo vem...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crianças estão sempre surpreendendo, né? Acho que você e o Marcelo tem tudo pra ter dois filhos!!! São ótimos pais! Não que eu e o namorado não sejamos, apenas acho que não temos perfil pra criar dois filhos...rs... Beijos, Bia!!

      Excluir
  2. Eu fiquei emocionada com a história, mas a verdade é que cabe ao casal, e somente a eles, decidir quantos filhos querem ter. Acredito que essa, porém, deva ser a maior pressão de todas, quando o filho pede. A sociedade que cobra a gente manda se catar. Mas o que dizer para a criança? Me pergunto se isso é uma coisa que deve ser dita já desde cedo, para acostumar com a ideia, ou se devemos deixar a coisa rolar...E eu que não tenho nem priminhos para oferecer ao meu filho? (e acho que vai demorar, se é que virão...)Sei que a coisa está difícil hoje em dia, eu estou numa luta para encontrar alguém para cuidar do meu filho, já que sua querida babá,que só trabalhava meio turno (pela manhã eu cuido ainda, até final desse mês, quando acaba meu afastamento)domingo passado, ligou dizendo que não viria toda essa semana..problemas familiares...e nessa semana viajo, aí já viu. Ainda bem que tem as avós, mas elas também têm suas vidas, suas coisas, minha sogra trabalha ainda...Esses dias lendo uns posts antigos fiquei até com inveja dessas babás aí que vão só no sábado...aqui essa mão de obra é muuuuuuito escassa, tem muitas indústrias aqui, as pessoas trocam de emprego como quem troca de roupa, e te deixam na mão. Amanhã vou testar 2 meninas. Uma delas quer um salário muito acima da média, a outra é jovenzinha...meu marido não quer nem ouvir falar em creche, escolinha, eu já estou cogitando. Ele chegou a insinuar que eu deveria parar de trabalhar,mas essa não, não foi o combinado. Então esse é também um dos motivos pelos quais fico pensando na aventura que é ter um filho hoje em dia, quanto mais dois...Paula, o blog é teu, e eu aqui desabafando, se achares melhor nem publica...Mas foi bom escrever! Adorei o post do coco, amei as fotos, uma graça esse Miguel! Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, talvez fosse melhor você e seu marido repensarem o lance da creche... Nossa, foi tão bom pro Miguel! E outra coisa: na creche você vai entrar em contato com profissionais que poderão ficar um sábado ou um domingo em sua casa pra vc sair ou descansar e você terá a certeza que se trata de alguém que seu filho gosta e está familiarizado.

      Ana, pode desabafar, tá? Beijos!!

      Excluir