quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Saga do Coco






Desfraldar totalmente uma criança pode ser fácil pra alguns, pra mim foi fácil em parte: a parte do xixi. Comecei a tirar a fralda do Miguel quando ele já tinha 2 anos e 7 meses. Sei que há crianças que começam bem antes disso, mas não achava meu filho maduro o suficiente. Em pouco tempo, ele não usava mais fraldas e hoje, aos 3 anos, vai ao banheiro sozinho pra fazer xixi, raramente pede minha ajuda. Acho muito fofo quando estou no meu quarto e ouço o barulho dele suspendendo a tábua do vaso sanitário pra fazer o xixi. É claro que vez ou outra, quando está brincando e fica com preguiça de parar a brincadeira, ele faz na roupa. É preciso ter paciência, mas confesso que depois de vê-lo fazer xixi sozinho milhões de vezes, não lido muito bem com o fato de o Miguel ser teimoso pra caramba! Várias vezes, antes de sair de casa, por exemplo, falo pra ele ir ao banheiro e ele diz que não quer, resultado: logo depois faz xixi na roupa e isso me aborrece, sim. A verdade é que não podemos perguntar pra criança se ela quer fazer xixi, é preciso dar uma voz de comando e pronto. Mas o xixi é assunto resolvido, não me dá problema. 

A questão aqui é o famigerado coco. Gente, conto nos dedos as vezes em que Miguel fez coco no vaso. Observo quando ele vai pra um cantinho, vejo que está fazendo força pra fazer coco, falo pra gente ir pro banheiro e tal e ele não quer de jeito nenhum. Eu fico com medo de ele ficar com prisão de ventre - o que aconteceu quando comecei a desfraldá-lo - e acabo deixando-o à vontade. Ele ainda pede: "Num olha não, mamãe. Vira pra lá." Enfim, lavar cuecas sujas de coco está virando rotina diária e me pergunto quando isso vai acabar. 

Não é que esteja preocupada com isso, na verdade estou até bem conformada com essa sina de lavar cuecas sujas, mas será que eu não deveria ser mais enfática com relação a este assunto? Simplesmente não estou me estressando com o fato do meu filho estar se recusando a fazer coco no vaso, estou dando o tempo que ele precisa. Mas como mãe é um ser que nunca sabe se está fazendo certo, fico me perguntando se deveria insistir mais e levá-lo pro banheiro na hora em que vejo que ele vai fazer coco. 

Em certas ocasiões, Miguel pede pra fazer coco no banheiro, em algumas realmente é o que acontece, mas na maioria das vezes ele fica sentadinho por um tempo e não faz nada. Logo depois ele faz... Na roupa. E assim vamos indo: ele fazendo coco na roupa e eu limpando e ainda agradecendo a Deus por ele não estar com prisão de ventre. E mãe é resignada, né? Nunca pensei que fosse lavar tanto coco sem ter ânsia de vômito. Deve ser porque coco do filho da gente é diferente... A que ponto chegamos por um filho ... Tem hora que dá vontade de pegar a cueca e jogar no lixo, mas eu respiro fundo e vou pro tanque, afinal, não sei quando essa estória vai acabar e, pelo andar da carruagem, se for jogar todas as cuecas cagadas fora, ainda vou gastar muito dinheiro comprando cuecas pro Miguel.

2 comentários:

  1. Passei por isso também. Ele fazia na creche, mas em casa era fralda ou chão. Até que um dia deu uma louca e o prendi no vaso pelos joelhos até que fizesse o xixi. Isso rendeu gritos,dor no meu coração, cara de reprovação da avó, mas deu resultado pois nunca mais aconteceram acidentes. Isso foi com 2 anos e 5 meses.
    O intestino travou e só fazia na fralda, até que aos 2 anos e 7, fez em casa pela primeira vez. Com direito a foto de tudo... dai tudo foi para frente, escolhia que redutor ia usar.... De janeiro paracá prefere ficar pendurado e diz que aquilo é coisa de nenem... Isso vai passar! Não desista, insista!!!
    Hoje ainda usa fraldaparadormir,ja que osacidenets saõ constantes... quero tirar,mas isso renderá levantar de madrugada e leva-lo ao banheiro.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Miguel já fez algumas vezes no vaso, fiz festa e tal mas acho que ele continua com medo ou sei lá o que é... Nem pensei em tirar a fralda da noite ainda, ele faz MUITO xixi a noite e muitas vezes vaza mesmo eu acordando pra trocar a fralda acredita? Enfim, uma coisa de cada vez, né? Obrigada, Bia!!

    ResponderExcluir