quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quando se complica o que é simples

Esse mundo anda muito louco mesmo. Ou, então, sou eu que não ando numa fase muito legal. Tudo que eu acho fácil de resolver, pra outros é um problema sem tamanho. Tudo o que eu acho simples, é encarado por muitos como complicado. Acho mesmo que tem gente que adora "pagar um mistério" pra certas coisas, pessoas que adoram valorizar o banal e fazer parecer difícil o que é fácil. 

Ouvi uma história outro dia a respeito de uma mãe de uma das crianças em uma turminha de 2 ou 3 anos de idade, que queria escolher o par pra filha dançar na festa junina. Peraí. Isso é tão surreal dentro do meu contexto de vida corrida que não posso nem imaginar uma situação bizarra dessas. O que me ocorre é que essa mãe não deve ter muitos afazeres e, assim, consegue achar tempo pra se preocupar com quem a filha dança ou deixa de dançar na festa junina. Se tivesse outras coisas com que ocupar sua mente, esse seria o menor e menos importante de seus "problemas".

Minha natureza prática não me dá espaço pra pensar muito nas coisas que preciso fazer ou nas decisões que preciso tomar. Eu não complico: analiso a situação e penso em possibilidades. E, depois, dentro das possibilidades, peso prós e contras. E decido. Não gasto dias da minha vida, pensando, pensando, pensando. Sei que tem gente diferente de mim. Gente que precisa de mais tempo, alguns até muito mais tempo pra decidir alguma coisa, e está tudo bem. Só não vale ficar falando do que precisa decidir 24 horas por dia, como se o problema fosse o pior do mundo ou o mais difícil de se solucionar. Como gosto de dizer: "O que não tem solução, não é problema." Enfim, só gasto meu tempo com o que, de fato, é problema e, portanto, passível de ter solução. 

Outro dia, conversando com uma pessoa no consultório médico que está prestes a se casar, ouvi a moça  falar sobre as várias coisas que precisa fazer para estar maravilhosa no dia de seu casamento: insistir na dieta rigorosa que havia iniciado há 4 meses porque "precisa" ter saboneteiras aparentes no dia D; aguentar o personal trainer que começou a pagar há 6 meses pra poder ter braços definidos a serem exibidos enquanto segura o buquê; tempo para a hidratação semanal e cauterização uma vez por mês para que os cabelos estejam brilhantes; limpeza de pele; massagem semanal para não parecer inchada; tratamento esfoliante para os pés de 15 em 15 dias; além de pegar 30 minutos por dia de sol da manhã para entrar na igreja com um bronzeado de artista. Ufa. Gente, é isso mesmo? Casar virou, além de tudo o que a noiva tem que resolver e escolher, um concurso de beleza? Não era só pra ser o dia mais feliz da sua vida? Não era só pra você dormir cedo no dia anterior pra acordar no dia com a cara descansada e sem olheiras? Sempre defendi a idéia de que não existe noiva feia porque felicidade faz qualquer pessoa ficar luminosa, feliz e, consequentemente, linda de morrer. Ou de viver. Noiva feia é noiva infeliz. Eu estava tão maravilhosamente feliz no dia do meu casamento que me sentia a noiva mais linda do mundo! E, graças a Deus, era a mesma Paula de sempre, o mesmo corpo, o mesmo cabelo, as mesmas unhas. Eu me cuido todos os dias com moderação, é claro, porque o dinheiro e o tempo não me permitem exagerar na vaidade. Mas a noiva que o Namorado encontrou no altar foi a mesma mulher que ele conheceu e pela qual se apaixonou. Nem mais gorda, nem mais magra. E é a mesma que existe hoje. Só 9 anos mais velha... 

Pra ser feliz não precisa tanto, meu povo. Nada contra quem precisa fazer tudo isso pra se sentir linda, realizada e segura no dia do seu casamento, mas na minha boca fica um gostinho azedo ao invés de doce, um "quê" de complicação pra algo tão bonito e simples. Só de pensar na maratona pra ser a noiva do ano, me senti cansada. Como disse no início, é muita gente complicando o que seria simples. E o pior é que depois que a gente complica as coisas, fica difícil fazer com que elas sejam simples de novo. 

Não quero isso não... Deixa eu continuar achando que os pares de festa junina de escola é algo pra ser resolvido entre alunos e professor da escola. Deixa eu continuar a me preocupar apenas com o que posso resolver. E deixa eu continuar pensando que casar é maravilhoso demais pra eu me preocupar em ser a noiva mais linda e sarada e que isso, de quebra, ainda me faça a mulher mais feliz do mundo por um dia. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário