quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Filho de 2 anos

Nossa família

Miguel e seu xará Miguel

Miguel com a boca cheia e a cara engraçada

Minha delícia


Não posso falar com relação à todas as outras fases que ainda passarei no decorrer do crescimento do Miguel, mas até agora, com toda a certeza do mundo, essa está sendo a melhor etapa. Não é novidade pra ninguém que não me apaixonei pela maternidade assim, de cara. É claro que amei meu filho logo que nasceu, mas era um amor estranho, um amor pelo desconhecido, um amor que ama somente pelo fato de ele ter saído de mim, pelo fato de o Miguel ser o fruto do meu amor pelo namorado, talvez um amor até egoísta, do tipo "amo você porque fui EU que lhe fiz".

Hoje, depois de 2 anos e 3 meses de convivência com minha delícia, posso dizer que sou louca pelo Miguel, totalmente apaixonada, totalmente inebriada por tê-lo perto de mim e na minha vida. E esse amor enorme, que não deixa um só espacinho de mim vazio, vem em um momento em que o Miguel me devolve muito, troca demais comigo e é tão gostoso ter esse filho com essa idade que eu, que sempre quis que ele crescesse logo, queria que o tempo parasse agora para que ele ficasse assim pra sempre...

Por "assim" entendam uma criança esperta, cheia de carinhas e respostas pra tudo, carinhosa, engraçada. Ah... O Miguel é muito engraçado!! E está cada vez mais senhor de si, mais independente, e eu vibro cada vez que ofereço ajuda quando vejo que está tendo alguma dificuldade para fazer alguma coisa e ele me responde "ajuda não, mamãe, ozinho" (quer dizer, sozinho). E quando quer repetir alguma cena do filme que está assistindo e tenta com o controle remoto colocar a parte que quer assistir mais um vez? É muito fofo. E quando quer me ajudar a matar "moquito" ? Fica tentando, com aquelas duas mãozinhas lindas e gordas, batendo palmas no ar pra matar os tais dos mosquitos.

Miguel está ampliando rapidamente sua lista vocabular e está se comunicando cada vez melhor. Já escolhe o "bicoito" que quer comer, pede "caninha" (carne), "pesún" (presunto) e bolo. E pede, também, pra trocar de roupa porque "tá chujo" (sujo). Quando quer dormir, pega minha mão e fala "pro quato (quarto) mimi, mamãe". Pede a "chopeta" e o suco e vai pra cama feliz. Eu vivo me deliciando e sou uma mãe totalmente idiota e acho graça de tudo... Nunca pensei que fosse ficar tão boba.

Enfim, ter um filho com 2 anos de idade está me fazendo tão feliz, mais tão feliz, de um jeito que nunca esperei que me sentiria. Não me sinto mais tão cansada embora minha dedicação a ele seja a mesma, mas é que Miguel, pouco a pouco, também está delimitando seu espaço, também está se colocando no mundo e dizendo a todos que também precisa de um tempo dele. E nesse tempo muitas vezes eu e o pai não estamos incluídos. Ele se parece comigo nesse sentido, eu também, desde pequena, me divertia com minhas coisas, meus filmes, meus pensamentos. Às vezes, nesse tempo dele, ele só quer incluir o Buzz Lightyear e o Woody e sai girando pelo quarto segurando seus dois bonecos preferidos. Às vezes, está sentado em sua cama advertindo o Nemo sobre o "tibarão" (tubarão) que vai comê-lo a qualquer momento.

Miguel está me dizendo a todo instante que, sim, ainda precisa de mim mas que pode cada vez mais sem minha ajuda. Miguel está crescendo. Já consigo fazer minhas refeições em paz sem ser interrompida milhões de vezes até perder a vontade de comer. Já consigo tomar banho com calma - ainda não dá pra fazer uma hidratação no cabelo e tal - mas já posso demorar uns 10 minutos no banheiro. Já voltei a ler mais livros por mês. Enfim, estou muito apaixonada pelo Miguel "live and let live" que estou vendo crescer. E aqui está uma mulher se confessando, dizendo o impensado, atestando com a experiência algo que eu pensei que fosse balela... Estou aqui dizendo com todas as letras que hoje acordei com a impressão de que ser mãe é a melhor coisa do mundo!! Pronto, falei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário