quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mãe velha

Muito se fala sobre qual é a época mais adequada para se ter filhos. Uns dizem que ser mãe mais nova é melhor, outros defendem a maternidade tardia. É fato que, como tudo nessa vida, em qualquer das duas situações vão existir vantagens e desvantagens.


Tenho amigas que foram mães muito cedo, a maioria no susto, pegas de surpresa por sua inconsequência de quase crianças que eram ou porque casaram cedo e resolveram partir logo pra essa experiência. Hoje, elas estão inteiras, com filhos adultos, criados. Estão livres para aproveitar a vida e são novas para acompanhar as modificações que chegam de geração pra geração. Sim, elas também se queixam que tiveram que deixar pra trás oportunidades na carreira, que o lado profissional ficou pra escanteio e que tiveram que aprender na marra a como lidar com um bebê, sendo ainda tão novas. Mesmo que eu tenha convivido muito mais com essas pessoas que foram mães novinhas, posso falar apenas da experiência de ser mãe mais tardiamente.

Os tempos mudaram muito e uma mulher de 38 anos de hoje está longe de ser a coroa de cabelos brancos de 50 anos atrás. Somos muito mais ativas e estamos com força total no mercado de trabalho. Não me sinto com 38. Tenho muita energia, me cuido, faço minha ginástica diariamente, tenho minhas vaidades, e, modestia a parte, me sinto muito melhor, fisicamente mesmo, que muita menina de 18. Mentalmente então, nem se fala! A experiência só agrega. Acalma o que tem que ser domado mesmo, e faz ter força pra mover céus e terras quando realmente vale a pena, sem gastar energia com coisas inúteis.

Ser mãe depois dos 35 é barra pesada. Sim, o Miguel veio na hora em que eu achava que estava pronta, que minha carreira estava estabilizada, estava e estou satisfeita. Eu já tinha viajado muito, aproveitado minhas tardes de pernas pro ar vendo meus filmes comendo pipoca ou lendo meus livros. Já tinha comprado milhares de vezes sem pressa, experimentando mais de duas vezes a mesma roupa até me decidir qual comprar. Então, pensei que seria fácil abrir mão de tudo isso. O problema é que quando você decide ser mãe mais velha você ficou com o tempo de sua vida só pra você durante MUITO tempo. Daí quando você se vê impossibilitada de ler os livros que tanto gosta sem se preocupar em acabar o capítulo antes que seu bebê chore ou de tomar seu banho sem hora pra terminar, fazendo aquela hidratação nos cabelos, sem a neura de estar ouvindo seu filho chorar, dá um desespero. Me desculpem as mais românticas, mas é de amargar. Sim, eu sei que é temporário, que tudo tem seu preço nessa vida, mas não venha me dizer que deixar a tranquilidade de uma vida inteira de lado é fácil. Não, meus amiguinhos, não é. Parece que algo está fora da ordem, que está faltando algumas horas no seu dia.

Comer em restaurante com seu bebê, por exemplo, já faz a comida não ser tão gostosa como antes. Porque a gente vai ao restaurante pra comer, matar nossa fome, conhecer um lugar legal, enfim, comer fora é uma experiência. Com bebês pequenos vira uma maratona. Se o pequeno está dormindo, ufa! Beleza! Podemos comer relativamente em paz. Sim, relativamente, porque o olho está nele o tempo todo e o pensamente é algo assim: "será que vai dar tempo de eu comer a sobremesa ou ele acordará antes?". Se o bebê já chega acordado, mas está quietinho no carrinho, ok. Você pensa: "Até quando ele vai ficar quieto nesse carrinho?" A resposta é que ele ficará no carrinho pouco, tipo 5 minutos. E aí, papai come primeiro e depois come a mãe ou vice-versa. Não estou dizendo aqui que preferia não ter a minha delícia na minha vida. NÃO! Mas vamos combinar que não dá pra ser Poliana o tempo todo e achar que tudo é lindo e maravilhoso só porque temos um bebê nos braços!

O que quero dizer é que ser mãe mais velha significa que você ficou acostumada durante muito tempo com uma vida só pra você e o marido e desacostumar de tudo isso fica mais difícil que quando você é mais nova. Não dizem que velho é cheio de manias? É verdade. E tem o cansaço também. Gente, quando eu tinha 20 anos, saía na sexta, no sábado, virava noites e no dia seguinte estava pronta pra outra! Hoje? Meu Deus! Se eu virar uma noite dançando acho que levo uns três dias pra me recuperar! E filho requer muita energia! Agora que o Miguel está na fase de andar e meter a mão em tudo que é lugar e em qualquer canto, é de amargar. Cansa. E muito. Tem que ter disposição. E pessoas mais novas, normalmente, tem muita disposição.

Só tem uma grande vantagem de se ter filhos mais velha: não tem como ficar gordinha depois do parto, porque como temos que nos esforçar muito mais que gente mais nova pra acompanhar o ritmo das nossas delícias, o peso extra vai embora rapidinho. No meu caso, foi embora até o que não era extra. Peso menos 3 quilos hoje que quando engravidei. Pois é, alguma vantagem há de ter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário